5 dicas para gerir melhor o tempo

4 de Janeiro, 2021
4 de Janeiro, 2021 STAR JE

5 dicas para gerir melhor o tempo

Tempo de leitura 2 minutos

A capacidade de aproveitar todo o tempo que temos disponível e organizá-lo de acordo com a vida profissional e pessoal é um dos aspetos mais importantes para conseguirmos cumprir com todos os nossos objetivos diários. 

Fazes parte daquele grupo de pessoas a quem as 24H de um dia não chegam para todas as tarefas que tens para fazer?
Se a resposta é sim então este artigo é para ti! Caso contrário, achas que consegues melhorar em algum dos pontos de forma a gerires melhor o teu tempo? Então este artigo também é para ti! 

Uma boa gestão de tempo requer organização e mudança dos hábitos, ao mesmo tempo que permite evoluir na qualidade de vida e nos relacionamentos pessoais. Estás pronto para mudar algo e para conseguir gerir melhor o teu tempo? 

Deixamos-te aqui 5 dicas para conseguires gerir melhor o teu tempo:

1. Priorizar tarefas

Organiza o teu trabalho de acordo com os prazos de entrega, urgência e, importância. Assim não vais deixar tudo para a última e vais conseguir trabalhar sem stress e de com menos urgência.

2. Planeia o teu dia na noite anterior

Na noite anterior dedica uns minutos e anota tudo o que terás de fazer. Preparar e planear o dia com antecedência evita que fiques na dúvida do que irás fazer primeiro no dia seguinte. Desta forma consegues evitar preocupações e desperdícios de tempo.

3. Elimina distrações

De forma a não prejudicares a tua produtividade e a não diminuíres a tua capacidade de concentração em determinada tarefa, elimina todas as fontes que te distraem, seja o telemóvel, televisão, música ou pequenos barulhos.

Deixamos aqui alguns exemplos: 

  • Evita deixar o telemóvel perto de ti ou desliga as notificações, ativando o modo “não perturbe”;
  • Utiliza fones de forma a diminuir ruídos que te possam distrair;
  • Não utilizes as redes sociais, a menos que sejam estritamente necessárias para o teu trabalho.

4. Acorda cedo

Para que consigas fazer tudo a que te propuseste no dia anterior e conseguires influenciar positivamente todo o teu dia, faz algo que gostes nos primeiros minutos, algo que te faça sentir bem e que te motive para o dia inteiro de trabalho:

  • Faz exercício físico;
  • Medita; 
  • Faz Journaling.

5. Define horários e prazos

Define um horário ou prazo para uma determinada tarefa, onde irás estar apenas concentrado e focado nessa mesma tarefa e, o objetivo será finalizá-la ou adiantar o trabalho que conseguires. Quando defines prazos e horários acabas por ser mais produtivo. 

Aqui, ao planearmos o dia, importa sermos o mais específicos possível nas tarefas a que nos propomos desempenhar.

 

Organiza o teu trabalho, a tua agenda, as tuas atividades pessoais e não gastes tempo a procrastinar. Otimiza a tua rotina e aumenta a tua produtividade, assim será tudo muito mais fácil!

pt_PTPortuguese