O sucesso do cliente, é uma estratégia empresarial que procura manter os clientes por mais tempo dentro da organização, de forma a que continue a consumir os produtos ou serviços. A gestão dos clientes é crucial para o bom funcionamento da parte de vendas da empresa, é, por isso, necessário identificar novos clientes bem como os que repetem a compra a fim de adaptar todo o processo.
Gostavas de garantir o sucesso do teu cliente mas ainda não percebeste bem como o podes fazer? Não sabes como começar?
Deixamos-te aqui 5 passos para que consigas garantir o sucesso do teu cliente:
1. Personalização
Conhecer o cliente, saber como falar e agir é a chave para personalizares a relação B2C (Business to Consumer).
- Quais as preferências do cliente?
Deves de ouvir todas as suas necessidades e anseios e personalizar toda a sua experiência de compra. Tenta perceber o que o cliente gosta e adapta ao produto ou serviço que estás a oferecer.
- Criação de conteúdo personalizado
Podes personalizar o produto ou serviço a cada cliente consoante as suas preferências, mas também podes personalizar a tua oferta, isto é, adaptar promoções/ ofertas e recomendar produtos ou serviços que os clientes possam gostar (tendo em conta o seu histórico de compras, por exemplo).
- Comunicação
Adapta a tua abordagem e linguagem a cada cliente. Já pensaste se o cliente gosta de ser tratado por um nome específico?
Mas não te esqueças, mantêm a tua imagem de marca para que toda a comunicação não fique confusa.
2. Acompanhar todos os resultados do cliente
Procura perceber o que não funcionou até agora e tenta contornar a situação oferecendo um produto ou serviço que possa satisfazer ou até superar as suas expectativas.
3. Suporte
Sê proativo e demostra interesse e disposição em resolver todos os problemas dos clientes.
O processo de resolução de problemas pode ser um fator decisivo para o cliente repetir a compra. Deves colaborar em todo o processo de resolução de problemas e fazer com que o cliente se sinta exclusivo e satisfeito.
4. Feedback
São insights que são fundamentais para o desenvolvimento e melhoria da empresa. Através de um feedback constante por parte do cliente consegues saber quais os pontos que precisas de melhorar.
É através da opinião dos consumidores que consegues perceber o que está e o que não está a resultar e, até podes dinamizar ações de recompensa aos clientes que ajudem na melhoria da empresa.
5. Pós-venda
Nunca pensaste como o pós-venda é importante? É tão importante como todas as outras etapas do processo de venda.
O pós-venda trata-se do relacionamento e até do suporte que dás ao teu cliente depois da venda já se ter concretizado.
Mantém o contacto com o teu cliente e cria uma ligação de cortesia para verificares se está tudo bem com a sua compra ou se, surgiu algum problema. Podes criar emails personalizados ou outras formas de contacto para este efeito.
Estás pronto para colocar estas 5 dicas em prática? Não percas tempo e começa agora a ver novos resultados.