Dicas para uma entrevista de sucesso

15 de Fevereiro, 2021
Posted in Recrutamento
15 de Fevereiro, 2021 STAR JE

Dicas para uma entrevista de sucesso

Tempo de leitura 2 minutos

Se és daqueles que nunca passou por uma entrevista de trabalho ou passou, mas sentia-se nervoso e receoso, este artigo é para ti! É claro, que não existe nenhuma fórmula para teres uma prestação incrível numa entrevista, mas é possível seguires alguns passos que te poderão orientar nesse sentido e prestar-te auxílio neste momento tão importante.

A verdade é que todo o processo de recrutamento de uma empresa é árduo e trabalhoso, na perspetiva de quem organiza, imprevisível e inesperado, para o candidato. Contudo, há formas de tornar este decurso menos inquietante e ansioso.

 

1. A primeira impressão é muito importante

Poderá ser algo desacreditado por muitos, mas, na verdade, a primeira impressão pode interferir no futuro do candidato na empresa; por exemplo, se houver apenas uma vaga do cargo a que se candidata e os CV dos outros concorrentes forem similares, os fatores de aparência e pontualidade podem interferir na decisão. 

Desta forma, destacamos os fatores acima referidos – boa imagem e assiduidade – a ter em conta, na iniciação da preparação prévia. 

 

2. Fazer uma recolha de informação antecipada 

Ao longo da entrevista, o candidato será confrontado com diversas questões acerca do seu desenvolvimento pessoal e profissional e, também, sobre a empresa e cargo a que se está a candidatar. Neste sentido, aconselhamos a sucinta recolha de informação relacionada com a natureza da empresa e cargo a que se propôs.

 

3. A tua capacidade crítica é valorizada

Todos nós temos pontos da nossa personalidade que nos definem, sendo uns positivos e outros negativos. Ter a capacidade e humildade de revelar os pontos fracos, demonstra a aptidão de autocrítica do candidato e a sua preocupação em progredir. 

O recrutador irá valorizar a tua análise crítica, por isso, não tenhas medo de apresentar as tuas falhas, que aos teus olhos poderão ser um calcanhar de Aquiles, mas, num futuro próximo, poderão vir a traduzir-se num caminho de aprendizagens.

 

4. A linguagem corporal 

É sabido que podemos comunicar através de diversos e diferentes meios, desde da arte, da conversa entre dois ou mais intervenientes e de uma forma menos direta, i.e., através de gestos, expressões faciais, postura, o que é conhecido como linguagem corporal. Esta, suscita diversas sensações para o(s) recetor(es) da mensagem; por exemplo, o contacto visual poderá fazer surgir o sentimento de proximidade e confiança ou através de um sorriso constante, este causar a impressão de veracidade. 

No âmbito profissional, a linguagem corporal traduz-se, assim, numa soft skill e estima-se que 85% da(o) nossa(o) carreira/sucesso se deva a estas. Neste sentido, torna-se muito importante ter isto em mente durante uma entrevista de trabalho e, por consequente, no decurso profissional vindouro.  

 

Posto isto, advertimos-te para levares o teu CV atualizado e impresso, assegurando que o recrutador também o recebe previamente, e, antes da entrevista, pratica um hobby ou desporto que te irão ajudar a desanuviar e a acalmar. Faz um check-up rápido na internet sobre as questões feitas em entrevistas, pois a maioria delas podem ser encontradas – Aproveita e prepara-te!

pt_PTPortuguese