Aplicações para o aumento da produtividade

1 de Março, 2021
1 de Março, 2021 STAR JE

Aplicações para o aumento da produtividade

Tempo de leitura 5 minutos

Após termos publicado o artigo “5 dicas para gerir melhor o tempo”, consideramos que faz todo o sentido apresentarmos algumas aplicações, para servirem de auxílio neste processo, que incidem sobre a produtividade. 

Quando falamos de produtividade, esta pode ter diversos significados em várias vertentes. Aquela que pretendemos destacar é a que se quer atingir, enquanto estudante, trabalhador, de modo a otimizar-se o tempo disponível, aproveitando-o até ao último momento. Por exemplo, temos imensas coisas para fazer, desde estudar para frequências, trabalhos para entregar, cozinha para lavar/arrumar, jantar para fazer, e optarmos pelo caminho da procrastinação. Também és assim? Não estás sozinha/o.

Posto isto, deixamos aqui 12 aplicações para dar um boost na tua produtividade, enumerando-as por categorias:

Foco 

Não há melhor forma de começar esta categorização, se não através do foco, em que iremos realçar a metodologia Pomodoro. Caso não saibas, esta técnica foi criada por um estudante universitário (italiano claro!), que procurava atingir eficiência nos seus estudos; é um método em que durante os primeiros 25 minutos teremos de estar num ambiente de concentração total a elaborar uma tarefa, sem qualquer distração, e, quando estes terminarem, no espaço de 5 minutos fazermos uma “pausa”. Este ciclo repete-se 3/4 vezes, sendo que no final descansa-se 30 minutos. Não precisa de ser tão linear quanto isto e, pode desempenhar-se esta técnica através de um cronómetro. Contudo, aplicações nunca são demais.

  • Pomodoro Focus Timer

Uma aplicação fácil e simples de usar, com o método acima referido, pronta para ser uma aliada nos teus estudos.

Disponível e gratuita: IOS

  • Forest

Das aplicações mais conhecidas e utilizadas por quem quer atingir a eficiência.

No decorrer do tempo que estiveres concentrado nas tuas tarefas, uma árvore irá crescer caso não cedas à tentação de ires ao Instagram ou responderes à mensagem do grupo do WhatsApp. Apesar de ser paga no telemóvel (para o sistema IOS), poderás ter como extensão do Google Chrome no teu computador. Uma aplicação bastante semelhante e gratuita é a Plantie (para IOS).

Disponível e paga/gratuita: IOS e Android

To-do List

A próxima categoria é a To-do list que, tal como o nome indica, é sobre todos os objetivos e metas diários/as que enfrentamos. Nem sempre é fácil desempenhar tudo ou simplesmente definir prioridades; porém, uma simples agenda, calendário impresso e/ou certas aplicações que te conduzem nesse sentido, poderão ser uma mais valia na tua vida e organização.

  • Todoist, Done e TickTick

Estas três aplicações têm o mesmo propósito: são um género de agenda virtual onde podemos meter os nossos objetivos, metas, compromissos, principais prioridades diários/as e observar a nossa evolução. Têm o benefício de, ao estarem a um simples toque, as podermos levar connosco para qualquer lugar, não sentindo o peso de uma agenda, por exemplo.

Disponíveis e gratuitas: IOS e Android

  • Calendário Google

É verdade, um calendário! Apesar do que podes pensar, é uma ferramenta incrível para organização, sendo possível adicionar e controlar eventos, compromissos, reuniões, agregar a diversas agendas, isto tudo num formato muito visual através de cores. Poderás tê-lo no teu telemóvel, bem como sincronizá-lo no teu computador.

Disponível e gratuito: IOS e Android

 

Trabalho em equipa

De seguida, damos o exemplo de duas aplicações mais direcionadas para o trabalho em equipa, facilitando a comunicação e a partilha de informação entre as pessoas. Por exemplo, ao ser-se coordenador/a de um determinado departamento de uma empresa, é importante que haja uma boa comunicação e uma distribuição de tarefas clara entre este/a e os seus membros diretos, sendo isto fulcral para o desempenho positivo da equipa.

  • Slack

O Slack é, nada mais nada menos, do que uma plataforma de mensagens baseada em canais. As pessoas podem trabalhar juntas com maior eficácia através de workspaces, sendo que há todo um método organizacional através dos canais criados, que podem ser restritos para um certo grupo por exemplo, havendo a possibilidade de histórico pesquisável.

 Disponível e gratuito: IOS e Android

  • Trello

Esta aplicação poderia estar inserida na secção To-do List, mas em contexto empresarial faz todo o sentido em estar aqui. O Trello é uma ferramenta versátil de gerenciamento de projetos, ideias, conteúdo em listas e que pode ser ajustada de acordo com as necessidades de quem a usa. Pode ser tanto utilizado por um único membro, como por uma equipa.

Disponível e gratuito: IOS e Android

Motivação

Muitas das vezes o que condiciona a nossa execução de tarefas ou mesmo a nossa produtividade diária, é a falta de motivação – é algo que nos atinge a todos; ou é porque estamos num mau dia ou não tivemos uma nota que esperávamos ou até mesmo porque o nosso vizinho passa os dias a cantar, tornando impossível a concentração. E o que pode dar um boost de motivação? Frases inspiradoras, claro!

  • Momentum

A Momentum não é uma aplicação, mas sim uma extensão do Google Chrome, que nos dá a possibilidade de termos a janela de um novo separador mais limpa e simples, mostrando-nos as horas, a meteorologia, frases motivadoras, isto tudo com imagens de fundo espetaculares e inspiradoras, que mudam todos os dias; também há a opção de preencheres uma lista com os teus objetivos diários, visualizando-os sempre que abrires um novo separador.

Mindfulness

A última categoria, todavia, não a menos importante senão uma das mais, está intrinsecamente ligada à nossa saúde e bem-estar mental. A verdade é que cada vez mais se (des)valoriza a saúde mental pois, esta pode condicionar o nosso dia-a-dia, a nossa performance na sociedade, o nosso desempenho no trabalho, a nossa vida pessoal/familiar; para muitos, encontrar um equilíbrio nas suas vidas torna-se numa busca incessante. Desta forma, trabalharmos diariamente para a nossa serenidade, tranquilidade, diminuição do stress, etc. traduz-se naquilo que é a elevação do melhor de nós.

Iremos partilhar três aplicações simples, contudo apelamos para a procura de profissionais de saúde, caso estejas a passar por uma fase menos boa da tua vida. Não é vergonha nenhuma.

Apelamos também, para conjugares o exercício físico com este exercício mental.

  • Smiling Mind

 A Smiling Mind é uma aplicação que te vai permitir escolher os ramos da tua vida que consideras que precisam de ser trabalhados, acompanhando isso com a técnica de Mindfulness, que podes aprender e implementar no teu dia-a-dia.

Foi criada por uma organização sem fins lucrativos com o mesmo nome, e a coisa ótima é que é totalmente gratuita!

Disponível e gratuita: IOS e Android

  • Headspace e Calm

A Headspace e a Calm têm o mesmo intuito que a ferramenta acima referida, sendo que a única diferença é que são aplicações gratuitas, porém para se ter acesso ao seu conteúdo é preciso pagar. 

São plataformas simples e claras, começando ambas por nos pedir para respirarmos fundo; na Calm, assim que entramos é possível ouvirmos um relaxante som da água – muda logo o nosso mood.

Disponível e gratuita (embora o conteúdo se pague): IOS e Android

pt_PTPortuguese