Ainda não sabes bem o porquê da utilização de um domínio num website? E ainda não percebeste a sua importância? Então este artigo é para ti!
O que é um domínio?
O domínio é o nome do teu website, é como se fosse uma morada na internet. Deve ser algo memorável, uma vez que é o que permite que as pessoas encontrem o teu website em qualquer lugar.
Escolher um domínio e aplicá-lo
Deve eleger-se um nome ou expressão curta e relevante que se adeque ao tipo de negócio ou ao conteúdo do site.
Procura utilizar palavras sem acentos, sem símbolos e números, de forma a ser mais facilmente encontrado pelos motores de pesquisa.
Depois do nome escolhido deves verificar se está disponível e se o podes utilizar. Por exemplo, o nome do teu domínio pode coincidir com o nome da empresa. Se utilizares o nome da tua empresa existe mais facilidade do teu público de lembrar e encontrar rapidamente o teu website.
Para o aplicares é necessário pensares nas 3 partes que o constituem:
- Nome
O nome corresponde à entidade da empresa.
- Extensão
A extensão corresponde à categoria do teu website.
- Código do país
O código, normalmente, corresponde à localização do teu website e ao país onde este se insere. No entanto, não é obrigatório utilizares desta forma. Imaginando que a empresa se localiza em Portugal, podes escolher o “.pt”. Mas e se a tua empresa se situa em Portugal e tens como objetivo alcançar público de outros países? Aí podes utilizar o “.com” e o teu website será mais facilmente encontrado noutros países.
É necessário ter em atenção que o nome que elegeste deve de estar em conformidade com este último ponto. Por exemplo, se tens uma empresa cujo nome é “o mundo dos livros” e queres alcançar público de fora de Portugal não podes colocar o nome da tua empresa como sendo o domínio. Porquê? Primeiramente é um nome Português e tendo em consideração que também queres alcançar pessoas que não são Portuguesas este nome não irá ser reconhecido, uma vez que é uma língua diferente. Para além disso não irá ser facilmente mantido na memória por público estrangeiro, uma vez que é uma língua diferente e, por isso, torna-se mais difícil de memorizar.
Vantagens
Então, mas quais são as vantagens de perder tempo a pensar em todos estes pormenores?
Antes de mais não estás a perder tempo, estás a ganhá-lo! Se pensares em todos os pormenores mais rapidamente consegues alcançar o teu público alvo.
- Credibilidade
Atualmente existem vários websites e muita oferta de empresas dos mais variados ramos. O que acontece é que a maior parte destas empresas tem websites como o seguinte: merceariadajoana.wix.pt em vez de merceariadajoana.pt. Se pensares bem qual é o que te transmite maior credibilidade? Sem dúvida que será o segundo!
Através de um domínio próprio transmites ainda mais profissionalismo e segurança.
- E-mail profissional
Com um domínio tens a possibilidade de criar variados e-mails profissionais. Por exemplo, joana@mercearia.pt em vez dos normais emails. Assim, a empresa transmite confiança e profissionalismo permitindo destacar-se e diferenciar-se das empresas concorrentes que utilizam e-mails vulgares.
- Marca
A tua marca está sempre protegida. Após registares o teu nome de domínio esse mesmo nome irá estar disponível apenas para tu utilizares, bloqueando-o a sua utilização para qualquer outra pessoa ou entidade.
- Facilidade de encontrar o website
Os domínios próprios são mais relevantes para os motores de pesquisa e, por isso, existe mais probabilidade do website aparecer entre os primeiros resultados. Para além disso, auxilia na estratégia de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a estratégia de otimização do teu website.
- Subdomínios
Tens ainda a possibilidade de criar subdomínios, ou seja, adicionar outro nome ao domínio. Assim podes usufruir da vantagem de teres vários websites relacionados interligados pelo mesmo domínio. Para além disto, não tens custos associados.
Ter um domínio próprio é uma garantia de que ninguém irá utilizar o nome do teu negócio.
Agora é só pensares em todos estes pormenores, registares o teu domínio e usufruíres o máximo dele!