WordPress.com e WordPress.org, qual escolher?

19 de Maio, 2021
Posted in Tecnologia
19 de Maio, 2021 STAR JE

WordPress.com e WordPress.org, qual escolher?

Tempo de leitura 5 minutos

Queres desenvolver um website mas tens dúvidas quanto ao WordPress que hás-de escolher? Ainda não sabes quais são as maiores diferenças entre um e outro? Então este artigo é para ti!

WordPress.org vs WordPress.com, qual a maior diferença?

 O WordPress.org pode ser instalado por qualquer pessoa de forma gratuita, o que permitirá que tenhas um website totalmente exclusivo tendo em conta as tuas necessidades. Os únicos custos que poderás ter é a compra do domínio e do alojamento do teu website.

O WordPress.com aloja o teu website e trata de tudo por ti, contudo é muito limitado. Por exemplo, impossibilita-te de teres o teu próprio domínio no plano gratuito 

Este último acaba por suscitar mais interesse em pessoas sem conhecimentos técnicos na área, mesmo com todas as suas limitações.

 

Existem ainda mais diferenças? Qual é o melhor?

Existem, claro!

O WordPress.com:

  1. Perfeito para iniciantes ou pessoas sem conhecimentos técnicos na área;
  2. Com ele podes fazer um website mais simples e mais básico;
  3. É mais limitado;
  4. Simplifica a segurança;
  5. Não permite a criação de um website de e-commerce, instalação de plugins, anúncios e a conexão com o Google Analytics nos planos mais básicos. 

O WordPress.org: 

  1. Se o teu objetivo é teres o controlo total do website então este é o ideal;
  2. Possibilidade de criação de blogs;
  3. Loja de e-commerce, instalação de plugins, anúncios e a conexão com o Google Analytics gratuitos. 
  4. Maior possibilidade de personalização;
  5. Sem restrições.

 

Mas afinal, qual é que devo utilizar?

Depende dos teus objetivos!
Se queres ter o controlo total do teu website deves utilizar o wordpress.org. Caso contrário e se queres um website mais simples e que facilita todo o processo de forma automática deverás utilizar o wordpress.com

Contudo a escolha depende sempre dos teus objetivos!

Se nos focarmos no wordpress.com e, partindo do princípio que queres um website mais básico e que a plataforma ofereça, de forma automática, todas as ferramentas que necessitas, conseguimos ainda enumerar algumas vantagens e desvantagens que poderás ter acesso:

Vantagens:

  • Facilidade de utilização

É fácil de utilizar, bastando criar uma conta para começares a fazer o teu website. Não é necessário fazeres download de nenhum software para começares, nem tens que te preocupar com o servidor, o wordpress.com trata de tudo por ti.

  • Manutenção automática

Não precisas de te preocupar com a manutenção do website, o wordpress.com fará tudo por ti. Não precisas de ter conhecimentos técnicos ou preocupares-te com as típicas atualizações, está tudo automatizado.

  • Segurança integrada

Outra coisa que não vais ter que te preocupar é a própria segurança. Esta também é feita de forma automática pela plataforma.

  • Opção de migração

Imaginando que o teu website já tem algum tempo e pretendes alterar a plataforma que estás a utilizar de modo a controlares tudo à tua maneira. Podes fazê-lo!  Existe uma ferramenta que te permite a exportação do teu website sendo que os arquivos e tudo o que está agregado ao teu website será transferido automaticamente para a plataforma que pretenderes. 

Desvantagens:

  • Capacidade limitada de monitorização

Não é possível visualizar e analisar todos os dados sobre os visitantes. A plataforma dá-te acesso a alguns destes dados, contudo, de uma forma muito limitada.

Também não é possível a integração com o Google Analytics, pelo que se pretendes analisar os dados e melhorar o teu website consoante as necessidades do teu público, no worpress.com não tens essa possibilidade.

  • Sem possibilidade de utilização de um domínio próprio

Não tens a possibilidade de utilizar o Google Ads com a utilização no plano gratuito. Esta plataforma não teve como objetivo conseguires gerar receita com o teu website, desta forma, estas possibilidades são inexistentes. 

  • Propriedade restrita  

O website não tem o teu domínio associado, possui sim, um subdomínio genérico, o que acaba por reduzir a credibilidade.

Serás guiado pelos termos e condições do wordpress e, caso os violes, o teu website é automaticamente eliminado. 

 

Por outro lado, se nos focarmos no wordpress.org e, partindo do pressuposto que queres ter todo o controlo do teu website, conseguimos enumerar vantagens e desvantagens:

Vantagens:

  • Grande Flexibilidade

Podes literalmente fazer o que quiseres com o teu website. Tens a possibilidade de criar um website do zero, utilizar templates, instalar variados plugins. Podes fazer o que quiseres, sem restrições.

  • Controlo total

Tens o controlo e a propriedade total do teu website. O teu domínio está agregado ao website, o que confere uma maior credibilidade ao teu público. 

Tens controlo sobre tudo, podes alterar o que quiseres em qualquer momento, eliminar algo ou até adicionar, sempre que quiseres. 

  • Liberdade para a escolha do SEO

Através do controlo total, podes utilizar e escolher as ferramentas de SEO que forem mais adequadas, de forma a otimizares o teu website.

  • Relatórios gratuitos 

Podes ligar o teu website ao Google Analytics, ver relatórios completos e analisar o que está a correr bem e o que é que o teu público menos gosta e com o que ele menos interage. Assim podes modificar tudo de acordo com a análise destes dados, de forma a melhorar a experiência do utilizador.

  • Facilidade de configuração 

A segurança do teu website não é feita de forma automática, contudo é muito fácil manteres o teu website seguro. Para tal acontecer basta instalar alguns plugins e já está. 

Desvantagens:

  • Não é totalmente gratuito 

O wordpress.org é gratuito, contudo o nome de domínio associado e o alojamento têm um custo associado. Existem ainda temas premium e plugins pagos que poderás, posteriormente, adquirir, consoante as tuas necessidades.

  • Requer manutenção

Irás ter que fazer tu próprio a manutenção do teu website. És responsável por tudo o que se passa no website e, por isso, terás que ser responsável pela sua manutenção e correção de possíveis erros.

  • Pouca simplicidade

Precisas de comprar um domínio e agregar-lhe um alojamento. Tens que tu próprio gerir o teu website e, o próprio conteúdo. Não existe nada automatizado.

 

Ambos têm custos associados, qual é o mais barato?

Primeiramente não deves eleger um deles com base no preço que irás gastar com um ou com outro, mas sim, de acordo com as tuas necessidades e objetivos específicos. 

O wordpress.com possui vários planos, de forma a ajustar-se a cada pessoa/empresa/organização. Cada um deles tem diversas vantagens associadas e diferentes permissões.

No wordpress.org tens apenas o custo do domínio e do alojamento. 

O valor da criação de um domínio e de um alojamento também irá depender da extensão que pretendes (.pt, .com, .org, etc):

Já o de alojamento pode custar-te: 

Ambos são valores pagos de forma anual. É importante salientar novamente que não te deves guiar pelos preços de cada um deles mas sim pelas tuas necessidades e objetivos!

Agora basta escolheres qual das plataformas atende às tuas necessidades e colocar as mãos na massa!

pt_PTPortuguese