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Porquê definir uma estratégia de Marketing Digital?

  • Marketing
Tempo de Leitura: 2 minutos

Atualmente, a nossa experiência online é muito mais do que pesquisar algo no google ou enviar emails. A grande parte das interações entre o consumidor e uma empresa é realizada online. Neste sentido, as oportunidades a nível digital vão aumentando à medida do tempo que passamos online.

O que é o marketing digital? 

“É o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”. 

Philip Kotler 

É importante perceber a relevância e urgência do espaço físico para a transição do analógico para o digital, envolver as pessoas como agentes de inovação pode estar diretamente relacionado com a forma como dispomos os ambientes, nos negócios. 

É através das empresas, criadores de conteúdo, programadores de aplicações, etc, que evoluímos, aprendemos e comunicamos. Assim, o mundo online está em constante desenvolvimento e inovação, permitindo-nos ter experiências diferentes e que nos agradem, evoluindo ao mesmo tempo que o próprio mundo evolui. 

Assumir uma presença online proporciona diversas oportunidades que no offline não temos, por exemplo, com uma presença online é possível encontrar novos clientes e melhorar as relações com os clientes que já temos, vender os produtos para outra zona do país, saber mais acerca do que o público-alvo gosta, e conseguir publicitar a empresa, produtos ou serviços para o público-alvo específico. 

Se uma empresa criar as suas redes online, seja website, redes sociais ou outra plataforma, começa a ter ainda mais vantagens e oportunidades, comparativamente a ter apenas um espaço físico:

  • Benefícios através da pesquisa. Ou seja, a partir do momento que uma empresa apresenta presença digital significa que está visível quando as pessoas acedem à internet e pesquisam por empresas do mesmo ramo;
  • Alcance de novos clientes, sejam nacionais ou internacionais. Ou seja, consegue saber-se de forma específica o que é que o público-alvo pretende e como é que os podemos ajudar;
  • Segmentação da publicidade. Ou seja, é possível segmentar um anúncio para um raio geográfico específico, por exemplo, adaptando assim a publicidade ao público que a empresa pretende atingir;
  • Conhecer o público-alvo, os seus gostos e as suas dúvidas;
  • Vender os produtos e/ou serviços através de um website ou de uma aplicação móvel. 

Hoje em dia, a valorização dos consumidores é muito importante! As pessoas não são apenas conquistadas pelos produtos, mas também o são pelas marcas e pela interação personalizada que estas têm para cada cliente. 

Atualmente, 90% dos consumidores pesquisam no Google várias marcas do mesmo ramo, vários feedbacks relacionados e comparam cada uma das marcas antes de procederem à compra. Aqui está um dos grandes motivos para começares já a criar a tua própria estratégia e, assim, conseguires diferenciar o teu negócio dos teus concorrentes. 

Ao defini-la, atinges os teus potenciais clientes, tornas a própria marca mais forte e investes de forma correta. Este fator permite reduzir gastos desnecessários e otimizar o orçamento que foi definido no início desta tua jornada. 

O que é que achas? É essencial a criação de uma estratégia de marketing digital?