Para a utilização correta e eficiente do SEO (Search Engine Optimization) deve ser criado um plano. Este plano deverá ter como objetivo a otimização do website, de forma a proporcionar melhores resultados para a empresa.
Neste sentido, o SEO deve ser utilizado de forma isolada mas utilizá-lo com recurso ao marketing de conteúdo.
“O objetivo não é fazer os links parecerem naturais, o objetivo é que os links sejam naturais.”
Matt Cutts
Antes de otimizar o SEO devem ser estudados diversos aspetos, tais como:
- Pesquisar as palavras-chaves mais relevantes para o público e eleger as que melhor se adequam ao negócio específico
É importante ter em consideração que estas palavras podem ser alteradas ao longo do tempo, de acordo com as necessidades da empresa e com alterações que ocorram ao longo do tempo, tanto da parte clientes e da empresa, como da inovação externa;
- Pesquisar as expressões mais utilizadas no ramo de negócio e escolher as com menos concorrência (long tail), de forma a encontrar as melhores oportunidades;
- Verificar os resultados de pesquisa das palavras-chaves e expressões que foram escolhidas;
- Definir prazos para cada tarefa de forma que o plano seja feito ao longo do ano de forma regular;
- Analisar constantemente e fazer modificações sempre que necessário
É necessário perceber se as palavras estão a direcionar pessoas para o website. Caso contrário, estas devem ser adaptadas e corrigidas de forma a melhorar o desempenho do website. Deve também ser adaptado o conteúdo do website ou melhorado de acordo com as palavras-chave mais utilizadas. Deve sempre ser tido em conta as necessidades do cliente.
É importante que exista uma revisão de todo o plano a cada ano ou sempre que necessário. Isto porque, quando existirem alterações no negócio, seja na introdução de um novo produto ou na reestruturação do website, sendo que se devem adaptar novamente as palavras chave, de forma a estas corresponderem com o conteúdo do website.
A Internet, atualmente, tem evoluído significativamente, pelo que uma empresa deve adaptar-se e reinventar-se de acordo com estas evoluções. Assim, deve ser tido em conta o Keyword stuffing, ou seja, a repetição de palavras de forma desnecessária.
Para a definição do plano de SEO e para que se alcance o sucesso é necessário a definição de objetivos realistas e específicos de forma a medir todo o processo e a ter um “guia” ao longo do tempo.
Se estes objetivos forem bem delineados e definidos é possível analisar e comparar os relatórios dos resultados. Conseguindo, desta forma, verificar quais os esforços que resultam e quais os que não resultam, ajudando, também, a compreender o desempenho do website. Neste sentido, é importante considerar-se três fatores:
- Conversions (conversões): estas têm como objetivo fazer com que as pessoas que interagem e com que os visitantes se tornem clientes rentáveis;
- Engagement: tem como objetivo fazer com que as pessoas interajam com o conteúdo do website;
- Acquisition (aquisição): tem como objetivo alcançar novos clientes.
As conversões podem ser medidas se se acompanhar o número de visitantes do website, a inscrição do boletim informativo ou algo que possa terminar numa venda.
As aquisições e o alcance podem ser acompanhados através do número de vezes que a empresa aparece nos resultados da pesquisa, através das impressões e da frequência de cliques para o website.
A interação pode ser medida através do acompanhamento dos visitantes, ou seja, saber o conteúdo lido e com o qual interagem, podendo estes deixar um comentário de feedback ou até acabar por seguir a empresa noutra plataforma
Para medir todos estes processos podem ser utilizadas ferramentas de análise, como o Google Analytics, que ajuda a perceber melhor todo o comportamento dos visitantes e qual o percurso seguido por estes no website.
É necessário ter em conta que todo este plano pode levar de 6 meses a 1 ano para gerar resultados, pelo que não se deve esperar resultados de um dia para o outro.
Se começares já hoje, em breve, poderás vir a destacar-te da tua concorrência.