SEO ou SEM, qual utilizar?

15 de Julho, 2021
Posted in Marketing
15 de Julho, 2021 STAR JE

SEO ou SEM, qual utilizar?

Tempo de leitura 3 minutos

Ainda não sabes bem qual das duas ferramentas deves utilizar? Ainda estás a pensar qual delas será a ideal para o alcançar um melhor posicionamento nos motores de pesquisa? 

Vamos tirar-te todas as tuas dúvidas hoje! Primeiramente, sabes a principal diferença entre as duas?

Então, começando pelo SEO, ou seja, Search Engine Optimization, esta ferramenta permite analisar as palavras-chave e a relevância do conteúdo, de forma a promover a empresa nos resultados de pesquisa não paga.  

Assim, o SEO procura ajudar os motores de pesquisa a processarem a informação sobre o que o website tem para oferecer. Se o website tiver as melhores informações, se a mensagem é passada de forma clara e possui informação relevante, então, existe uma maior probabilidade de se destacar online, o que pode fazer com que a empresa alcance mais público e, consequentemente, mais clientes. 

Por outro lado, o SEM, ou seja, Search Engine Marketing, permite segmentar anúncios para um público mais específico que se encontra interessado nos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Estes anúncios aparecem na coluna direita e/ou na parte superior dos motores de pesquisa e são pagos por clique, ou seja, apenas quando alguém clicar é que é cobrado o valor, isto significa que se não existir taxa de cliques então não será cobrado nenhum valor.

O SEM é baseado num sistema de leilões, uma vez que existem espaços limitados para existir um anúncio. Os anúncios que ganham aparecem nos espaços mais desejados da página de resultados, normalmente na parte superior. Ou seja, o SEM tem como objetivo aumentar a visibilidade de um website e aumentar também o seu tráfego, ou seja, a quantidade de pessoas que o visita. Foca-se, portanto, tanto nos anúncios como na otimização dos resultados orgânicos para o website.

 

Mas afinal qual será a melhor ferramenta para utilizar no meu negócio?

Primeiramente deves pensar em ambas e perceber qual será melhor e mais viável para ti.

Será necessário um estudo anterior para conseguir tomar esta decisão. Isto é, verificar quais os objetivos que pretendes alcançar com o teu website, qual o público que pretendes atingir, etc. Sempre tendo em conta que estes objetivos devem ser SMART. 

Dependendo dos objetivos que delineares perceberás com qual das ferramentas é que vais conseguir alcançá-los. Por exemplo, se o teu objetivo for ter mais relevância a médio/ longo prazo deves utilizar o SEO, uma vez que irá alcançar apenas pesquisas orgânicas e serão essas pessoas que irão navegar no teu website. Por outro lado, se o teu objetivo for ter resultados imediatos e a longo prazo deves utilizar o SEM. No entanto, é necessário ter um plano completo e uma estratégia delineada para a utilização desta ferramenta, uma vez que, o seu objetivo será a obtenção de retorno e não perder dinheiro com os anúncios. Por isso, é obrigatório saber se este investimento trará retorno a longo prazo, ou seja, para o futuro do teu negócio. 

 

“ Content is king, but distribution is queen”

 

Se o teu conteúdo tiver qualidade e todo o website tiver otimizado, a probabilidade de alcançar o sucesso é muito maior, uma vez que a mensagem que estás a passar é clara e focada no teu negócio. Isto fará com que exista mais interação por parte do teu público. Se os seus conteúdos não estiverem bem delineados nem forem passados de uma forma clara para o teu público então, não terás resultados positivos nem com o SEM nem com o SEO. Por isso, define a mensagem que pretendes passar, revê se estás a transmitir essa mensagem de forma clara, de forma a conseguires alcançar o teu público e a ter resultados positivos com ambas as ferramentas. 

Agora já sabes a diferença entre SEO e o SEM?  Estás pronto para pôr estas duas ferramentas em prática?

pt_PTPortuguese