Avançar para o conteúdo

Como organizar o teu calendário: um guia fácil e prático de compreender

Tempo de Leitura: 2 minutos

A gestão da nossa agenda nunca foi tão conveniente. Criar uma estrutura flexível para a nossa vida, quer seja para organizar o nosso estudo ou o nosso tempo livre, é fundamental. Dentro da organização, podemos encontrar liberdade e mais tempo. Para te ajudar e para simplificar a tua vida, a STAR JE, reuniu algumas dicas de como podes começara a organizar o teu calendário de aqui em diante.


1. Escolhe o tipo de calendário: Atualmente podemos contar com uma panóplia de calendários e agendas, seja em formato digital ou em papel. Por isso, o primeiro passo é sempre escolher aquele que se alinha mais com a tua personalidade, bem como, aquilo que saberias que não te irias cansar de usar diariamente. Caso não faças a mínima ideia podes sempre experimentar o método de tentativa e erro e encontrar aquele que se adequa mais a ti. (Exemplos de calendário: Google Calendar, Outlook calendar, agenda, calendário manuscrito, Notion app, entre muitos outros.)


2. Utiliza diferentes cores: É importante destacar os tipos de eventos/tarefas que vamos tendo ao longo do dia/semana, para isso, é fundamental categorizar os mesmos por cor e ordem de relevância de forma que não te percas e consigas cumprir tudo aquilo que está definido.


3. Ativar lembretes: Esta dica é mais para quem vai utilizar um calendário digital, define um lembrete para no máximo 10 minutos antes de cada evento, assim, mesmo que te tenhas esquecido, a receção do aviso, vai fazer com que possas arranjar uma solução para o teu esquecimento.


4. Por ultimo, a STAR JE recomenda-te a seres realista, como em tudo o que fazemos a noção das nossas capacidades tem de estar sempre presente, caso contrário, podes acabar por te sobrecarregar e isso levar-te á a um estado de cansaço, insucesso e desmotivação contínuo, por isso, ao definires as tuas tarefas/compromissos tem em conta que o dia só tem 24 horas e que parte desse tempo é necessário para te focares em ti e no teu bem-estar, tanto físico quanto psicológico.