Se te sobrecarregas com responsabilidades académicas e pões de lado a tua vida pessoal, este artigo é para ti! 👩🎓👨🎓
Fazer um curso não é, certamente, algo fácil e sim algo que exige bastante esforço e dedicação.
Por vezes, nós colocamos a universidade como a maior prioridade na nossa vida e, esquecemo-nos que, também devíamos estar a aproveitar estes anos em que temos bastante energia e que são essenciais para nos divertirmos! 😵💫
Queres saber que hábitos me ajudaram neste sentido e que também te podem ajudar? Eu conto-te!
📝 – Faz uma lista das tuas prioridades: Existem tantas ferramentas digitais como o Notion ou o Google Calendar que podes usar para teu benefício e para te ajudar a definir as tuas prioridades. E se preferes papel, existem agendas de todos os tipos e feitios (diárias, semanais, mensais,…), ou podes apenas pegar num lápis/caneta e fazer uma To Do List. Em 2023 já não há desculpas!
Organizar as tuas responsabilidades em uma lista pode ajudar-te a visualizar o que precisas de fazer e a evitar o stress de te lembrares de tudo.
⏳- Gere bem o teu tempo: O fear of missing out é real… o medo que temos de perder o que está a acontecer no mundo e nas redes sociais consome-nos e, acabamos por não conseguir dizer “não” quando os nossos amigos nos convidam para alguma coisa. Na vida existe tempo para tudo e se tu pensas que não, provavelmente não estás a gerir bem o teu tempo! Eu sei, eu sei, por vezes, depois de um dia de aulas só nos apetece ficar agarrad@s ao telemóvel a procrastinar e dizer o típico “Ah, faço depois”. Pois é… também já caí nesse erro muitas vezes, até perceber que quanto mais rápido fizer as minhas tarefas, mais rápido vou ter tempo para outras atividades prazerosas.
📚 – Descobre o teu melhor horário de estudo: Trabalhas melhor de manhã, de tarde ou de noite? Quando é que te sentes mais produtiv@? Assim que souberes isto, vais poder reservar essa altura do dia para estudar e com o tempo que te resta poderás socializar com o teus amigos e tratar da tua vida pessoal.
🍝💤 – Come e dorme bem: Não quero parecer um familiar chato que diz para comer e dormir pelo menos 8 horas, mas acredita quando te digo que terás muito mais energia e ser mais feliz se aplicares isto na tua vida.
🏫 – Estuda fora de casa: Se tens aquela pessoa barulhenta em casa, vais entender esta dica. Utiliza as instalações da universidade (como sala de estudo ou biblioteca) para estudares, sozinh@ ou com os teus amig@s. O estudo vai ser muito mais leve, nas pausas do teu estudo podes falar com os teus amig@s e, podes ainda aproveitar e dar um passeio no regresso a casa de forma a descomprimir.
🏃🏻♀- Faz exercício físico: Ter uma rotina de exercício pode ajudar-te a manter o foco durante o dia. Além disso, vais te sentir mais relaxad@ e bem-dispost@, o que pode ser útil para lidares com o stress da vida universitária. Subir e descer as ruas da Covilhã, por si só, já é exercício físico, por isso força nisso, toca a mexer!
🧘 – Desconecta-te: É fácil ficar pres@ às responsabilidades académicas, mas é importante teres tempo para recarregar energias. Com meditação, leitura de um livro, ou qualquer atividade que gostes, é fundamental teres este tempinho só para ti, em que desenvolves a tua pessoa e alimentas o teu bem-estar. Quando comecei a implementar este hábito na minha vida, comecei a sentir-me mais descontraída e a ter uma perspetiva mais clara sobre as minhas prioridades.
Espero que tenhas gostado deste artigo! E nunca te esqueças que manter um equilíbrio saudável entre a tua vida pessoal e a universidade, é aquilo que te vai levar ao secesso a longo prazo!!
Até breve! 🚀🌟