O Ano Novo é um momento único em todo o mundo.
Enquanto na Austrália já entraram no novo ano, em Portugal ainda se conta as horas, os minutos e os segundos para festejar o mesmo acontecimento.
E se fosse viajar pelo mundo para celebrar, será que esperava pelas mesmas formas de festejar?
As diversas formas de festejar dão um toque único às festividades, contando com tradições que vão além das contagens regressivas e fogos de artificio. Assim, explorámos os diversos hábitos ao redor do mundo.
Aterrando por Espanha, contamos com a tradição das 12 Uvas da Sorte, onde à meia-noite durante as badaladas são consumidas repentinamente uvas, trazendo consigo o significado de ter boa sorte ao longo dos meses do ano. É um momento marcante por todo o país, especialmente pelas praças das grandes cidades, que ficam repletas de pessoas em grande euforia, pois ser rápido a comer uvas é uma habilidade que se vai conquistando pelas terras espanholas.
Seguindo até Escócia, aqui a celebração do Ano Novo é denominada de “Hogmanay”, uma das mais antigas e tradicionais do mundo, passa por festejar com fogo de artificio e festa, e posteriormente, com o marco principal o “primeiro visitante”, que consiste na primeira pessoa que visitar a casa de alguém deve ser um homem de cabelo preferencialmente escuro para trazer boa sorte. Este leva consigo whiskey escocês para manter o espírito positivo ao longo do ano.
Atravessando até à Dinamarca, o festejo do Ano Novo é uma prática curiosa, onde as pessoas recorrem a pratos e outros utensílios de cerâmica, e lançam na porta de amigos e vizinhos, onde a quantidade de pedaços estilhaçados dita a sorte que cada um irá ter no ano que se avizinha.
Prosseguindo até ao Japão, esta época é uma das mais importantes, onde ocorrem rituais e visitas a templos para comemorar, rezar por saúde, prosperidade e boa sorte no ano seguinte. O “Oshogatsu” é celebrado como grande reverência e foco na limpeza espiritual e física, seguindo de uma das tradições mais importantes, a preparação do “mochi”, uma bolinha de arroz glutinoso, que simboliza a pureza e a renovação.
São diversas as formas de celebrar este marco importante para todos, ainda assim conseguimos perceber que o que todas as celebrações mantêm em comum é a esperança de um Ano Novo cheio de felicidade, saúde e oportunidades.
E quem sabe, se adotares alguma destas tradições, não possas começar o novo ano de forma ainda mais especial?
Seja de que forma for, desejamos-te um Bom Ano Novo!!!